O povo votou, pá

A canção ”A luta é alegria” venceu hoje a 47.ª edição doFestival RTP da Canção, que se realizou sábado no Teatro Camões, em Lisboa, com a votação do público a mostrar-se decisivo no resultado final.

A canção vencedora tem letra de Jel e música de Vasco Duarte e foi interpretada pelos Homens da Luta que vão representar a RTP no Festival da Eurovisão 2011 na cidade de Dusseldorf, na Alemanha, em maio.

– fonte “ionline”

 

Perante o olhar incredulo e a expressao desbocada de todos os presentes, os homens da luta ascenderam ao topo da tabela arrebatando assim o primeiro lugar. A maioria da audiencia engoliu em seco e permaneceu em silencio, ja nenhum dos apresentadores conseguiu manter a postura e conter o riso – a festa estava montada e assim fica pr’a historia o mais caricato festival da cançao.

Nao sei se isto tem algum significado mais profundo do que aquele que imagino. ‘A cabeca vem-me outra eleicao tambem ela envolta em polemica (mas esta do outro lado do oceano) do bem nosso conhecido palhaco tiririca. Aparentemente isto pode tudo parecer extremamente bizarro, mas a bem ver, e’ capaz de ser um verdadeiro sinal dos tempos em que vivemos : durante o fascismo, a opressao assumiu (entre outras ) a forma da censura pelo que a arma da luta, naturalmente, passou pelo uso dessa mesma liberdade que o regime tentou suprimir.  Agora o cena’rio  e’ ligeiramente diferente mas identico na essencia – os politicos (e afins) gozam descaradamente com todos nos, entao a gente goza com eles. Essa parece ser a logica.  Em Roma se^ romano …

Mais interessante sera’ a talvez a mensagem que portugal estara’ a enviar para o resto da Europa. E nao posso negar que, esboçando um pequeno sorriso,  imagino o que passara’ na cabeça dos restantes europeus quando a representaçao portuguesa pisar o palco com um conjunto formado por um opera’rio, uma ceifeira, um militar , ( … ) – ” ja’ tinha ouvido dizer que o desemprego em portugal estava mal, mas agora isto…” ^_^

Para ser sincero, quando comparados com todos os outros, a musica dos homens da luta ate’ que nem ‘tava muito ma’ (a grande maioria era deveras fraca) e apesar de tudo montaram um espet´aculo que podera muito bem ficar pr’a hitoria…

Bem haja e ate’ Dusseldorf!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s